É aí que entra a inteligência artificial. Vinícius explica que algoritmos bem definidos ajudam o agente de segurança a fazer seu trabalho de forma mais eficiente, porque há menor risco de perder uma situação de perigo. “A IA faz as vezes dos olhos da equipe de segurança e alerta sobre situações incomuns e que possam representar risco patrimonial ou às pessoas”, afirma.
No caso de um galpão logístico, por exemplo, que são locais visados por criminosos em razão das mercadorias armazenadas, é possível fazer rondas ostensivas usando drones em horários e rotas aleatórias, para evitar que pessoas mal-intencionadas peguem a programação da ronda por carro ou moto, que costuma seguir um cronograma fixo, e ataquem nos intervalos. “Se alguém for flagrado numa zona proibida, a equipe de segurança consegue se comunicar pelo alto-falante do drone, o que reduz riscos à sua integridade.”
O uso da inteligência artificial pode ainda ajudar a reduzir o custo da segurança. Já existem centrais remotas que permitem a uma equipe monitorar vários imóveis, graças a essas ferramentas que alertam sobre movimentações suspeitas. Há ainda ferramentas que criam câmeras integradas entre, criando uma área de proteção e gerando inteligência para ajudar as autoridades públicas competentes.
Vinicius Santos observa, porém, que o algoritmo precisa ser bem calibrado para evitar estereótipos e eventuais preconceitos. “É um desafio complexo, que envolve questões éticas sobre como interpretar situações suspeitas sem perpetuar vieses de preconceito. Para identificar uma situação de risco, é preciso considerar o comportamento de uma pessoa e não suas características”, afirma.
Nos empreendimentos gerenciados pela JLL, a segurança patrimonial é um serviço prestado por fornecedores especializados. O papel da JLL como gerenciadora da propriedade é fazer a gestão do processo e incentivar a implantação de melhorias e mostrar ao proprietário os potenciais benefícios.
Na mira da IA
Exemplos de anomalias que podem ocorrer num prédio corporativo ou condomínio logístico e que podem ser reconhecidas pela IA:
- Carros estacionados em frente a uma entrada de pedestres;
- Pedestres andando ou parados nos arredores com comportamento suspeito ou em horários incomuns;
- Circulação em determinados locais em horários incomuns;
- Situações de incêndio e explosão;
- Aglomeração anormal de pessoas em determinado ambiente, em determinado horário.