Desenvolvendo o mercado
Apesar das enormes oportunidades que o Brasil oferecia, Jungman e Scaff tiveram que empreender uma verdadeira mudança de cultura no mercado para estabelecer o serviço de gerenciamento de propriedades. Até então, quem cuidava da gestão dos edifícios comerciais era a figura do síndico, ou de empresas de manutenção, sem uma visão estratégica de gestão, enquanto a proposta da empresa era de uma estrutura de gestão profissional, liderada por um executivo local no edifício.
Foram necessárias muitas reuniões, conversas com outros executivos e matérias na imprensa. “Eu me lembro de conversar com o executivo de um grande banco que achou o serviço caro quando eu apresentei. Eu disse a ele: ‘se eu tivesse muito dinheiro, eu não ia gerir sozinho, ia contratar você, que é profissional. Por que com edifícios não se pensa a mesma coisa? Se você tem um prédio valioso, dê para um profissional tomar conta’. Mas foi um longo caminho”, diz Jungman.
Treinando profissionais
Além de educar os potenciais clientes sobre essas questões, eles também precisaram estabelecer processos e padrões para o trabalho e desenvolver profissionais para realizar o serviço. Para isso, buscaram ampliar a habilidades de suas equipes de linha de frente, procurando profissionais não necessariamente com formação de engenharia, mas, sim, com atitudes proativas e com talento para serviços, apostando simultaneamente em treinamentos e tecnologia para aprimorar as outras habilidades necessárias.
Hoje, o perfil do profissional de gerenciamento de propriedades é mais amplo e inclui formados em administração de empresas ou cursos correlatos, com uma visão mais ampla do negócio. Os conselhos que os dois veteranos do mercado imobiliário dão para os profissionais que querem atuar na área são:
- Procure uma empresa com estrutura e gestão profissional, como a JLL, para aprender a trabalhar de forma séria;
- Invista em relacionamento e networking com colegas e parceiros que vão evoluir junto com você na carreira;
- E, claro, tenha paixão pelo trabalho e aderência à cultura da empresa.
Para quem vai contratar uma empresa para realizar o gerenciamento de propriedades de um empreendimento, a dica dos dois é uma só: veja o histórico de relacionamento da empresa com seus clientes - esse é o principal indicador de uma boa prestação de serviço.
Saudosos da parceria profissional de sucesso de tempos atrás, Jungman e Scaff continuam atuando no setor de imóveis. Scaff é diretor da Sequent Real Estate and Wealth Management, nos EUA, e Jungman é diretor da RealtyCorp e professor universitário em São Paulo.