Ir para o conteúdo principal

Energia eólica offshore

A localização do Porto do Açu também favorece o desenvolvimento da energia eólica offshore, pois está próximo a uma das regiões de maior potencial para esse tipo de geração no Brasil e busca se tornar um polo para fabricação e montagem de equipamentos, atraindo fornecedores de turbinas, pás e cabos.

O Porto do Açu tem o potencial de se tornar um dos principais centros de logística e suporte para a indústria eólica offshore no Brasil, aproveitando a infraestrutura e a sinergia já existentes com o setor de óleo e gás.

Usina solar de grande escala

O porto-indústria também está desenvolvendo a primeira usina solar de grande escala do estado do Rio de Janeiro. O parque fotovoltaico ocupará uma área de 3,8 km² e contará com 405.420 módulos solares, gerando energia suficiente para abastecer 191 mil residências. O início da operação está previsto para o quarto trimestre de 2026.

Biomassa como alternativa energética

O potencial da biomassa como fonte de energia limpa também está no radar do Porto do Açu. A região ao redor do complexo possui vastas áreas agricultáveis, possibilitando a geração de biomassa a partir de cana-de-açúcar, dejetos animais e capim-elefante. Além disso, o reflorestamento de áreas degradadas pode viabilizar a produção de até 10 milhões de toneladas de biomassa por ano, contribuindo para uma indústria siderúrgica mais verde.

Abordagem integrada favorece a indústria

Com uma abordagem integrada, que combina indústria, logística, data centers e diferentes fontes de energia, o complexo não apenas oferece infraestrutura para a indústria de baixo carbono, mas também se apresenta como um modelo de desenvolvimento sustentável para o futuro.

“A diversificação das fontes de energia e a infraestrutura moderna fazem do Porto do Açu uma oportunidade única de impulsionar um modelo de industrialização mais sustentável e eficiente, capaz de enfrentar os desafios de um ambiente de negócios cada vez mais ágil e competitivo”, afirma Ricardo Hirata, diretor de Locação Industrial da JLL, responsável pela negociação de áreas no Porto do Açu.