Experiência prática da JLL
Em 2022, a JLL adquiriu a startup americana Hank e vem aplicando com sucesso essa solução na gestão de ar-condicionado de edifícios de escritórios.
A solução Hank analisa os dados de telemetria, identifica padrões, realiza previsões e, efetivamente, opera os equipamentos sem a necessidade de intervenção humana. “Isso é possível porque o Hank se conecta diretamente ao sistema de gestão do edifício, mais conhecido como BMS, e ganha autonomia para realizar as operações que normalmente um humano faria”, explica Vinícius.
Um dos clientes da JLL que utiliza a tecnologia Hank reduziu em 51% o custo de HVAC (ou, em português, AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar-condicionado), além de conseguir um ajuste mais preciso de fluxo de ar e maior conforto para os usuários, já que as variações de temperatura acima do ideal (ou setpoints) foram reduzidas em 20%. “Para a audiência mais técnica, esses resultados parecem um sonho, mas são apenas exemplos do efeito prático que a inteligência artificial causa ao atuar com autonomia em tarefas complexas”, afirma Vinícius.