Essencial para a segurança e o sucesso das transações, serviço garante que o imóvel pode ser utilizado para o fim pretendido.
Insight
07 April 2025
Antecipe problemas, reduza riscos e agilize seu investimento com a diligência técnica imobiliária
Your browser doesn't support speech synthesis.
Ouvir o artigo •
Tempo de leitura: 1 sec
Imagine investir tempo e dinheiro em uma negociação imobiliária e depois de meses descobrir que o imóvel não pode ser utilizado para o fim que se pretendia. Isso é mais comum do que se imagina, mas, geralmente, as empresas cometem esse erro apenas uma vez e, então, veem o valor da diligência técnica imobiliária.
“A diligência técnica imobiliária garante que o imóvel está regular e pode ser utilizado para a atividade pretendida. Ela é uma análise ampla e detalhada que considera questões como regulamentação, licenças, meio ambiente, acesso e, no caso de uma construção existente, avaliação da estrutura. Além disso, fornece uma estimativa de custos de implantação para assegurar que o investimento será vantajoso. Ou seja, é essencial para a segurança das transações”, explica Cesar Mello, diretor de Projetos e Obras da JLL.
Ao identificar riscos antecipadamente, é possível evitar custos inesperados, disputas legais e problemas ambientais que podem comprometer a viabilidade do projeto. Ou, ainda, levar essas questões para a mesa de negociação e obter descontos para compensar os eventuais investimentos na mitigação desses riscos.
“O custo da diligência técnica imobiliária é irrisório perto das vantagens comerciais e estratégicas que ela traz. Cada vez mais, as empresas estão contratando profissionais para este serviço porque sabem como é complexo lidar com todos os aspectos que envolvem a aquisição de um imóvel e a implantação de uma operação”, diz Mello.
Diligência técnica garante retorno do investimento
Outro valor da diligência técnica imobiliária está em garantir que o plano de expansão das empresas será cumprido no prazo esperado. Por exemplo, para que uma fábrica entre em operação em um período de dois anos, uma construção preexistente (brownfield) é uma opção melhor do que um terreno vazio (greenfield), pois, do ponto de vista burocrático, é mais simples e rápido aprovar, junto à prefeitura, a reforma de um imóvel do que um novo projeto.
A diligência técnica imobiliária traz mais segurança não só nas aquisições, mas em contratos de longo prazo em geral, como o built to suit, que é construído sob medida para um inquilino.
“Na diligência técnica de um projeto built to suit, identificamos que a proposta poderia ser menos robusta. Apenas ajustando as especificações do projeto, conseguimos reduzir o valor de investimento de R$ 140 milhões para R$ 121 milhões, atendendo a todos os requisitos técnicos necessários”, afirma Mello.
O serviço também é útil para proprietários que estão com seus imóveis alugados a longo prazo, pois avaliam se os inquilinos estão fazendo as devidas manutenções para conservação do patrimônio.
Apesar das vantagens comprovadas, algumas empresas relutam em contratar a diligência técnica imobiliária porque querem manter suas movimentações em sigilo e, assim, restringem a decisão sobre a aquisição de imóveis à alta liderança. No entanto, a JLL presta o serviço com confidencialidade e excelência, assegurando as melhores decisões com mais agilidade e economia.
Agilidade nos processos e nas negociações
A diligência técnica imobiliária deve ocorrer simultaneamente à busca pelo imóvel para, assim, trazer mais agilidade aos processos e às negociações. Contar com um parceiro especializado ajuda a eliminar as opções inviáveis e acelera a concretização dos negócios, segundo André Romano, gerente de Locação Industrial da JLL.
“Muitas vezes, o cliente faz uma busca por conta própria na internet, encontra vários imóveis e acha que tem muitas opções. Mas, na verdade, os anúncios estão desatualizados, os imóveis estão indisponíveis ou não atendem às especificações necessárias. Na nossa consultoria profissional, por outro lado, só apresentamos as opções que sabemos que vão atender às necessidades do cliente”, diz Romano.
Ele também destaca um erro frequente das empresas que estão em busca de imóvel e que pode prejudicar a negociação: contratar mais de um corretor para a mesma demanda.
“Quando o proprietário de um imóvel é acionado por vários corretores, ele tem a falsa impressão de que há muita demanda e aumenta o preço pedido. Por isso, é melhor negociar em exclusividade com uma consultoria profissional, que, por ter amplo conhecimento do mercado, pode trazer informações de imóveis que ainda não foram anunciados”, indica Romano.