Consultoria imobiliária é fundamental na transformação de redes supermercadistas
O varejo de alimentos movimentou mais de R$ 1 trilhão em 2024, o equivalente a 9,12% do PIB brasileiro, de acordo com o Ranking 2025 da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Em todo o país, existem mais de 424 mil lojas de diversas bandeiras, por onde circulam mais de 30 milhões de consumidores diariamente. Nesse universo tão dinâmico e competitivo, conquistar a preferência dessas pessoas é um desafio que requer muito mais que qualidade, variedade de estoque e ofertas atrativas.
“É fundamental acompanhar as tendências do setor de supermercados e as transformações nas demandas e perfis de consumidores”, afirma Valesca Guimarães, diretora de Projetos e Obras da JLL. As oscilações na economia também podem exigir adequações no planejamento no portfólio de imóveis, incluindo expansão, renovação ou redução do tamanho e número de estabelecimentos, para garantir a competitividade das marcas.
“Como, em geral, as redes varejistas de supermercados têm dezenas ou centenas de pontos de venda espalhados em vários municípios ou regiões, é essencial contar com uma consultoria imobiliária especializada na gestão de programa de projetos”, diz Valesca. A executiva explica que o gerenciamento de programa de projetos requer uma gestão coordenada, com ferramentas de planejamento e monitoramento dos trabalhos a fim de garantir qualidade, cumprimento de prazos e eficiência operacional e financeira.
Nesse setor, uma vez tomada a decisão de renovar o portfólio, os projetos, em geral, são conduzidos simultaneamente, o que exige o gerenciamento de escopos similares de trabalho em diversas localidades usando estratégias centralizadas de planejamento e de controle.
Para assegurar o sucesso do projeto, otimizar o cronograma e os custos, o ideal, de acordo com Valesca, é iniciar a gestão do programa já na fase de planejamento do investimento. “Assim, é possível customizar a gestão desses diversos sites considerando as necessidades e as metas de cada negócio”, observa.
Mudanças aceleradas
Nos último cinco anos, as vendas online cresceram 45%, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados, e continuam em expansão. Desde então, o setor intensificou a digitalização das operações, o uso de plataformas de e-commerce e a integração de aplicativos móveis. A inteligência artificial (IA) também já foi incorporada nos diversos processos.
As modificações envolvem os pontos de venda físicos, que se mantêm imprescindíveis. Só o GPA, quinto lugar no Ranking ABRAS 2025, com faturamento de mais de R$ 20 bilhões em 2024, investiu em centenas de lojas nos últimos quatro anos e reformulou seu mix de marcas e modelos de pontos de venda. Uma das ações foi a saída do GPA do formato hipermercado. Perto de 70% das lojas Extra Hiper foram vendidas para o atacarejo Assaí. As demais foram transformadas em supermercados.
A estratégia do GPA foi focar sua rede em formatos mais rentáveis, como supermercados Pão de Açúcar e lojas de proximidade (Minuto Pão de Açúcar), ambos voltados aos públicos A e B. A marca Extra, porém, não foi de todo abandonada, passando a ser a bandeira de lojas de tamanho menor, pela bandira Mercado Extra, nas Regiões Sudeste e Nordeste.
GPA: case de sucesso
A saída do formato hipermercado desencadeou uma série de mudanças no portfólio de lojas do GPA. A JLL foi escolhida para o gerenciamento da conversão de 110 lojas nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Em um projeto dessa magnitude, tão importante quanto a gestão de custos é a gestão de prazo e qualidade. “Aplicamos planos de ações, mapeamento de riscos e planos visuais de replanejamento das obras para garantir que as datas de inaugurações fossem mantidas”, diz Valesca.
“A contratação de uma empresa especializada em gerenciamento de programas de projetos, com ferramentas robustas e know-how, é fundamental. No projeto de conversão para a marca Mercado Extra, por exemplo, a JLL identificou gargalos de prazo e da operacionalização desse grande volume de serviços simultâneos. Os resultados alcançados nesse projeto de rebranding e melhorias de infraestrutura foram tão positivos que acabamos assumindo consistentemente a adição de novos projetos neste cliente”, completa.