Ir para o conteúdo principal
Localização

América Latina

Foco

Simplificação e integração da gestão, com foco em tecnologia e sustentabilidade

Valor

Gestão segura, baseada em dados confiáveis e atualizados, para embasar decisões estratégicas

Para integrar e simplificar a gestão de Facilities na América do Sul, a Schneider Electric, líder global em tecnologia industrial e focada em inovação sustentável, conta com o suporte da JLL em uma parceria que, em menos de um ano, já alcançou excelentes resultados. Na verdade, essa é a extensão de uma aliança de longa data, com vários projetos bem-sucedidos, como a venda do escritório antigo e a mudança para o novo, incluindo o projeto de arquitetura.

“Escolhemos a JLL por causa do histórico de atendimento, pois tivemos excelentes feedbacks dos trabalhos realizados até então. O objetivo com a implementação do IFM (Integrated Facilities Management) é que a Schneider tenha a confiança de que os processos de Facilities estejam sob a responsabilidade de um especialista. Estamos vendo que a JLL tem equipes altamente qualificadas e ferramentas muito interessantes para suportar a operação, criando padrões para toda a região”, diz Willian Bittencourt Camargo, Gerente de Real Estate da Schneider Electric para a América do Sul.

1. Simplificação

Uma das necessidades da Schneider era simplificar a gestão de Facilities dos seus vários sites, integrando e padronizando processos. Essa é uma das expertises da JLL, uma empresa global. “Operacionalmente, estamos conquistando uma padronização importante na forma de gerir processos regionalmente, com as equipes trabalhando em sintonia e replicando as experiências nos outros países”, afirma o Gerente de Real Estate da Schneider.

2. Tecnologia

Havia o desejo do cliente de adotar novas tecnologias para aumentar a eficiência das operações. Como uma empresa de tecnologia para o mercado imobiliário, a JLL implementou ferramentas que profissionalizam a gestão, como o Corrigo, um software usado pela Schneider para aprovação de manutenções não programadas, entre outras funções, e um painel de BI (Business Intelligence) que consolida as informações de cada site.

“São ferramentas que estão sendo muito bem aceitas pela equipe devido às vantagens que trazem. Agora, conseguimos acompanhar de forma objetiva e em tempo real o que está acontecendo em cada operação e, assim, tomar as decisões necessárias”, comemora Camargo.

3. Fornecedores

Como integradora, a JLL tem uma base consolidada de fornecedores, principalmente para a indústria. Essa era uma das dores da Schneider, segundo Pamella Thomaz, Gerente Global de Compras Estratégicas da Schneider Electric.

“Além de compartilhar sua base de fornecedores homologados, a JLL é muito ativa na busca dos parceiros para atender às nossas necessidades. Por exemplo, a companhia tem a meta global de plástico zero, mas era difícil substituir os itens plásticos por falta de opções no Brasil, que ainda é um mercado imaturo nesse aspecto. Ainda assim, a JLL nos ajudou a encontrar fornecedores de embalagens biodegradáveis”, declara. 

5. Sustentabilidade

A Schneider Electric foi considerada a empresa mais sustentável do mundo pelo ranking da revista Time e Statista, que avaliou 5 mil companhias globais. Portanto, é crucial ter processos de IFM sustentáveis para contribuir com os objetivos do grupo globalmente. A JLL é reconhecida por sua atuação em sustentabilidade e já implementou diversas ações para contribuir com as metas do cliente. Em alguns casos, são iniciativas simples, que trazem grande impacto, mas também há outras não tão evidentes para os usuários.

“Houve uma virada de chave significativa no ‘mindset’ da equipe em relação à sustentabilidade, com isso sendo colocado em foco. Várias ações estão sendo implementadas, como mictórios a seco para economia de água, instalação de torneiras com temporizador, economia circular com a reutilização de materiais que seriam descartados”, exemplifica Thomaz.