JLL completa venda do Almada Fórum à Merlin Properties

Ativos de retalho de qualidade, em localizações chave, continuam a atrair investidores internacionais

Julho 23, 2018

A JLL, em representação da Blackstone, completou a venda do Almada Fórum, do portfólio de retalho Rio Tejo, à Merlin Properties. O portfólio era originalmente composto por três centros comerciais e um retail park. O Almada Fórum é, assim, o último ativo deste portfólio a ser vendido. No conjunto, o portfólio Rio Tejo representa a maior transação de sempre em Portugal atingindo um valor superior a 900M de euros.

“O Almada Fórum é o que se chama no mercado de “ativo troféu”, pois conjuga condições raras de localização, dimensão e performance. Comparável aos mais importantes centros comerciais europeus, o Almada Fórum atraiu um largo número de investidores internacionais, reforçando a confiança no mercado português,” afirma Fernando Ferreira, Head of Capital Markets na JLL Portugal.

Mike Bellhouse, Regional Director, EMEA Retail Capital Markets na JLL acrescenta, “Apesar de todos os desafios no setor do retalho, esta transação demonstra que ativos de grande qualidade, em localizações chave, que oferecem características robustas e resilientes continuam muito atrativos. Continuamos a assistir a uma procura de oportunidades de escala em novos mercados por parte de investidores experientes, tanto locais como internacionais”.

Elmar Schoonbrood, Managing Director, Real Estate, na Blackstone, comenta, “A venda do Almada Fórum é mais um exemplo de sucesso da nossa estratégia de compra e estabilização de ativos e portfólios complexos. Através de uma gestão ativa e do desenvolvimento de iniciativas de valor acrescentado, a Blackstone contribuiu para a melhoria do tenant mix e da experiência do consumidor nos ativos que compõem o seu portfólio.” 

O portfólio Rio Tejo inclui o Fórum Montijo, Fórum Sintra, Sintra Retail Park e o Almada Fórum com mais de 210,000 m2 de Área Bruta Locável (ABL) com 542 inquilinos nacionais e internacionais.

A JLL iniciou a comercialização do Rio Tejo em 2017.

A transação inicial foi composta pela venda do Fórum Montijo, Fórum Sintra e Sintra Retail park. Estes foram adquiridos pela Ceetrus (ex-Immochan) no início de 2018. Com a venda do ativo final, o Almada Fórum, completa-se assim a maior transação de um portfólio em Portugal, atingindo um valor de mais de €900M.

O Almada Fórum é um dos maiores centros comerciais em Portugal com um total de 82,000 m2 de ABL. Situado numa localização urbana estratégica em Lisboa, o centro comercial beneficia de 229 lojas para arrendar a marcas nacionais e internacionais como H&M, Primark, Zara, Fnac, SportZone, Cortefiel, C&A e NOS Cinemas.